Quando fazer a eutanásia em seu pet?

O que é a eutanásia

A eutanásia é um método regulamentado pelo CFMV, na qual o veterinário indica um modo humanitário de levar o animal a óbito.

Resumidamente, livre de crenças e usando a ética, alguns veterinários podem orientar para dar fim ao sofrimento do animal.

Quais as indicações para se fazer a eutanásia?

A eutanásia deve ser realizada com indicação do médico veterinário e a palavra final deve ser do(a) tutor(a). Porém, as principais indicações para eutanásia são:

– Doença incurável, sem prognóstico de melhora;

– Dor que não pode ser mais aliviada por medicações ou qualquer tratamento;

– Perca da qualidade de vida e de cuidados básicos, como brincar e comer;

– Doenças que coloque em risco a saúde pública, por exemplo: a raiva.

Como é feito a eutanásia

A eutanásia é feita de maneira indolor. Basicamente, o animal recebe uma medicação sedativa para que não sinta nenhuma dor. E o procedimento pode e deve ser acompanhado pelo tutor do animal.

Bom, a eutanásia ainda é um assunto delicado. Se você está em dúvida de tomar essa decisão, é necessário que você pesquise bastante sobre o tema e peça orientação ao médico veterinário. Pois, como cães e gatos tem uma vida curta, comparando-se aos outros seres vivos como os humanos, muitas vezes temos dificuldade de aceitar a morte do animal. E é nesse instante, dessa importante decisão, que o sentimento de culpa pode aparecer.

Por isso, se você não se sente seguro para realizar tal procedimento, você tem a palavra final.

E se a decisão for por realizar a eutanásia, saiba que em muitas condições isso também é uma prova de carinho e amor para aquele que sempre foi fiel a você.