O que é a eutanásia
A eutanásia é um método regulamentado pelo CFMV, na qual o veterinário indica um modo humanitário de levar o animal a óbito.
Resumidamente, livre de crenças e usando a ética, alguns veterinários podem orientar para dar fim ao sofrimento do animal.
Quais as indicações para se fazer a eutanásia?
A eutanásia deve ser realizada com indicação do médico veterinário e a palavra final deve ser do(a) tutor(a). Porém, as principais indicações para eutanásia são:
– Doença incurável, sem prognóstico de melhora;
– Dor que não pode ser mais aliviada por medicações ou qualquer tratamento;
– Perca da qualidade de vida e de cuidados básicos, como brincar e comer;
– Doenças que coloque em risco a saúde pública, por exemplo: a raiva.
Como é feito a eutanásia
A eutanásia é feita de maneira indolor. Basicamente, o animal recebe uma medicação sedativa para que não sinta nenhuma dor. E o procedimento pode e deve ser acompanhado pelo tutor do animal.
Bom, a eutanásia ainda é um assunto delicado. Se você está em dúvida de tomar essa decisão, é necessário que você pesquise bastante sobre o tema e peça orientação ao médico veterinário. Pois, como cães e gatos tem uma vida curta, comparando-se aos outros seres vivos como os humanos, muitas vezes temos dificuldade de aceitar a morte do animal. E é nesse instante, dessa importante decisão, que o sentimento de culpa pode aparecer.
Por isso, se você não se sente seguro para realizar tal procedimento, você tem a palavra final.
E se a decisão for por realizar a eutanásia, saiba que em muitas condições isso também é uma prova de carinho e amor para aquele que sempre foi fiel a você.